Economia
PCP leva problemas da região à Comissão Europeia
Porto de Angeiras - prometido há décadas, mas sempre abandonado pelo PS, PSD e CDS
Os pescadores trabalham ali em precárias condições de trabalho e de segurança, em virtude da inexistência de um porto de abrigo no local. Esta infra-estrutura é há vários anos reclamada pelos pescadores e pela população local, mas nunca chegou a ser construída.
A sua construção possibilitaria melhorar a situação dos pescadores, quer ao nível da segurança, quer ao nível dos rendimentos, já que possibilitaria a saída para o mar durante cerca de 250 dias no ano, em lugar dos actuais cerca de 150, assim como menores gastos de combustível.
Os deputados comunistas solicitaram à Comissão Informação sobre apoios comunitários para a construção da infraestrutura necessária.
ver pergunta
Apoio às Adegas Cooperativas e defesa do Vinho Verde
Durante o programa, os deputados visitaram a Adega cooperativa de Amarante, onde foram alertados para o facto de a maioria das Adegas Cooperativas viverem situações de grande sufoco financeiro, seja por causa do pagamento de empréstimos para investimentos, seja por causa das dificuldades de escoamento da sua produção.
ver pergunta
Também a crescente entrada no mercado de imitações de vinho verde, a preços muito baixos (20 cêntimos/litro; 80 cêntimos/litro no consumidor final). Estes produtos, que têm geralmente a designação de "vinho frutado", acabam por competir directamente com o vinho verde genuíno, colocando sérias dificuldades ao escoamento de um produto de elevada qualidade, com um importante peso na região nos planos económico e social.
Tudo isto se agrava com a situação de crise vivida em Portugal, com a degradação acentuada do poder de compra da generalidade da população e com a anunciada subida do IVA para os 23%.
Ilda Figueiredo e João Ferreira reclamam da Comissão apoios ao investimento neste sector, mas também medidas para impedir a concorrência desleal.
ver pergunta
Saneamento e abastecimento de água ainda são problemas em Paredes
Na sequência de uma sessão com a população de Paredes, em que foram dados vários testemunhos da falta de abastecimento de água e de saneamento e das suas consequências na qualidade de vida e no plano ambiental, os deputados comunistas questionaram a Comissão sobre a existência de programas para apoiar as autarquias na construção e melhoria das redes públicas de distribuição de água potável e de saneamento
ver pergunta