A deputada do PCP, Diana Ferreira, reuniu esta manhã com Júlio Cardoso (actor/encenador) e Rui Reininho (músico) da Associação Mutualista dos Artistas, com vista à intervenção do PCP para a concretização da Casa do Artista do Norte.
Em Maio de 2003, da vontade de um conjunto de personalidades ligadas às artes e à cultura, nasceu, no norte do País, a AMAR - Associação Mutualista dos Artistas/Casa do Artista do Norte que tem por objectivos “a solidariedade Social e a prática da actividade mutualista, nomeadamente nas vertentes da assistência e segurança social, médica, artístico -cultural, entretenimento, turismo, tempos livres, terceira idade e todas as outras actividades similares e a construção da CASA DO ARTISTA/NORTE”.
A criação desta estrutura visava estender o projecto então nascido em Lisboa, procurando dar apoio a muitos artistas do norte, assegurando condições de dignidade e segurança a este sector, em particular aqueles que estão em fim de carreira.
A cedência, por parte do Município de Matosinhos, de um terreno para esse efeito criou as condições para a concretização do projecto. Contudo, questões de natureza burocrática e a falta de apoios têm obstado à sua viabilização.
Como é do conhecimento público, o PCP tem apresentado diversas propostas de apoio social, num contexto de agravamento da realidade, nomeadamente para os trabalhadores das artes e da cultura: para aqueles que ficaram sem trabalho, sem rendimentos e também para aqueles que, depois de uma longa carreira e prestação de um importante serviço público ao país, muitas vezes em situação de enorme precariedade, se vêem confrontados com o agravamento das suas condições sociais e económicas, e, em muitos casos, da sua própria dignidade.
Neste sentido o PCP apresentará na Assembleia da República uma proposta para a concretização do projecto da Casa do Artista do Norte.