intervenção sobre este tema, a CDU denunciou que apesar do Orçamento assentar em valores relativamente baixos, ainda menor é a vontade política da Junta Metropolitana em potenciar as possibilidades de trabalho disponíveis. Por outro lado, para a CDU, naquela que é a sua principal função, a de representação política junto do Governo, é onde os erros da Junta são mais graves, apoiando as piores decisões para região, de que são exemplos a aceitação passiva do adiamento sem data para retoma da expansão da rede metro, o acordo com a possibilidade de privatização do Aeroporto do Porto e as posições assumidas contra o Poder Local Democrático.
Por proposta da CDU, a Assembleia Metropolitana aprovou uma saudação às conclusões de rejeição do "Documento Verde" aprovadas no X Congresso da ANAFRE e a moção "Em defesa do Polo do Porto da Cinemateca Portuguesa". A CDU apresentou também as propostas de deliberação "Em defesa dos transportes públicos a preços sociais", cujos 1º, 3º e 4ºs pontos das deliberações foram aprovados, e "Assembleia Metropolitana: órgão deliberativo da Área Metropolitana do Porto", sobre a continuada atitude de boicote da Junta Metropolitana às deliberações da Assembleia Metropolitana e de menosprezo por este órgão, que foi reprovada com os votos contra dos eleitos do PSD, do CDS e a abstenção do Presidente da Mesa da Assembleia Metropolitana (PS).
Realizou-se no passado dia 14 de Dezembro uma sessão ordinária da Assembleia Metropolitana com a discussão da proposta de Plano de Actividades e Orçamento para 2012 na ordem de trabalhos. Na sua