Área Metropolitana do Porto
Por proposta da CDU, Assembleia Metropolitana do Porto reclama
aproveitamento da reprogramação dos fundos comunitários e
a criação de um Plano de Dinamização da Actividade Cultural na Área Metropolitana do Porto
Na sua reunião ordinária de ontem, realizada no Museu Nacional Soares dos Reis, a Assembleia Metropolitana do Porto aprovou as propostas da CDU intituladas:
* “Pela suspensão imediata do encerramento de mais estações dos CTT”;
* “Reprogramação dos Fundos Estruturais e do Fundo de Coesão: uma janela de oportunidade para o investimento público na Área Metropolitana do Porto”;
* “Plano de Dinamização da Actividade Cultural na Área Metropolitana do Porto”.
Pelo facto de estarem a ter lugar nestes dias vários encerramentos de estações dos CTT, destacamos a relevância da aprovação da proposta da CDU referente a esta matéria.
A reunião contou com a discussão do ponto "Museus Metropolitanos e Cultura", no qual foi votada e aprovada a proposta da CDU “Plano de Dinamização da Actividade Cultural na Área Metropolitana do Porto”. Na sua intervenção, o eleito da CDU Jorge Sarabando denunciou a mercantilização da Cultura, o crescente desinvestimento público e o importante papel que a Área Metropolitana pode ter na dinamização da oferta cultural na região.
A CDU apresentou ainda uma proposta contra os cortes na rede nocturna e de madrugada da STCP, mas que foi rejeitada com a abstenção do Partido Socialista e os votos contra do PSD e do CDS.
Porto, 1 de Julho de 2011
O Grupo Metropolitano da CDU - Coligação Democrática Unitária