Desde 2001 que o PCP e os eleitos da CDU, quer na Assembleia da República quer nas autarquias locais, vêm denunciado o grave crime ambiental cometido em S. Pedro da Cova, na sequência do transporte e depósito de resíduos industriais perigosos da fábrica da Maia da Siderurgia Nacional.
Também por iniciativa do PCP, por diversas ocasiões, foram aprovadas na Assembleia da República, recomendações e projectos de lei com vista à remoção da totalidade dos resíduos perigosos de S. Pedro da Cova e a requalificação da área afectada. Ainda recentemente, o eurodeputado João Ferreira, após uma visita ao local, questionou a Comissão Europeia sobre a conclusão do processo de remoção e a monitorização das águas subterrâneas.
A DORP do PCP não pode deixar de sublinhar que, apesar dos inúmeros obstáculos e da falta de vontade política de sucessivos governos do PSD/CDS e do PS para a resolução definitiva deste grave problema – cuja própria existência foi negada durante cerca de uma década – há que valorizar os avanços positivos e as vitórias alcançadas pela população de S. Pedro da Cova, designadamente com o início do processo de remoção que decorreu entre Setembro de 2014 e maio de 2015.
A DORP do PCP sublinha ainda a resolução aprovada no início deste ano na Assembleia da República que determina a remoção da totalidade dos resíduos perigosos de S. Pedro da Cova.
No entanto, as recentes notícias oriundas do Ministério do Ambiente, indicam a falta de soluções mais concretas, nomeadamente ao nível do financiamento, para a remoção total destes resíduos.
Neste contexto, a DORP do PCP:
1) Exige do Ministério do Ambiente a tomada de medidas com carácter de urgência com vista à quantificação exacta dos resíduos perigosos existentes no local, que já havia sido prometida há cerca de 1 ano;
2) Reitera que o PCP e os eleitos da CDU tudo farão para que a população de São Pedro da Cova e do concelho de Gondomar se veja livre definitivamente deste problema;
3) Questionará o Governo do PS sobre a calendarização do processo de remoção dos resíduos perigosos;
4) Apela à participação da população na “Vigília pela Remoção Total dos Resíduos Perigosos” que será promovida pela Junta de Freguesia de São Pedro da Cova na próxima sexta-feira, 25 de Novembro, pelas 19h30.
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP