Vale a pena lutar!
Face à divulgação da emissão de visto favorável do Tribunal de Contas para a remoção dos resíduos perigosos depositados em São Pedro da Cova, a DORP do PCP torna publica a seguinte posição:
1. Esta decisão cria condições para a retirada imediata dos resíduos, aproximando o fim de um processo desencadeado e liderado durante mais de uma década pelo PCP, perante cumplicidades e conivências do governo e da Câmara Municipal de Gondomar.
2. A remoção dos resíduos, cujo início dos trabalhos esperamos seja feito nos próximos dias, não resolve o problema, nem dispensa a requalificação da zona afectada e a compensação da população pelo prejuízo causado.
3. Não está garantida a qualidade da água da zona envolvente, cabendo ao governo assegurar esta garantia ou medidas de compensação para eventual contaminação.
4. Alertamos ainda para a necessidade de se apurarem todas as responsabilidades pelo crime cometido.
5. A decisão agora tomada possibilita a retirada dos resíduos, mas tal só será possível porque o PCP - há cerca de 13 anos - denunciou a situação, porque a Junta de Freguesia de São Pedro da Cova não se resignou perante o silêncio da Câmara e do Governo e, essencialmente, porque a população daquela freguesia lutou contra este crime.
A luta valeu e vale a pena!
Porto, 6 de Agosto de 2014
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP