A Serra de Negrelos abrange as freguesias de Canelas, Pedroso e Perosinho, em Vila Nova de Gaia.
Há muito que a CDU propõe soluções para minimizar os impactos negativos que a Serra vem sofrendo, bem como visando a preservação deste “pulmão verde" de Gaia.
Aquando da visita que, em Junho de 2017, realizamos à zona constataram-se diversos problemas:
• Entulho nos caminhos
• Falta de limpeza da mata (com aumento do risco de incêndio)
• Zonas completamente desarborizadas
• Falta de aproveitamento das potencialidades que a Serra pode proporcionar.
Passado um ano a realidade continua adversa à preservação deste importante recurso ecológico. Após décadas de governação autárquica PSD/CDS e PS a Serra de Negrelos continua a ser um dos depósitos de lixos no Concelho.
Estamos a entrar em Agosto e a limpeza das margens junto às estradas e casas está muito longe de estar concluída, e, para agravar a situação, as zonas em que se efectivamente se fez alguma limpeza existem agora imensas quantidades de matéria combustível seca, constituindo um autêntico rastilho.
Constatámos ainda que à “boleia” destas recentes limpezas obrigatórias há áreas que ficaram sem árvores, ficando a serra despida do seu verde, apesar de estar classificada como REN (Reserva Ecológica Nacional) no PDM (Plano Director Municipal) de Gaia.
Tudo se conjuga para possibilitar a ocorrência de um incêndio que, para além da serra, colocará também moradores em risco.
De que estão à espera os responsáveis da Junta de Freguesia e da Câmara de Gaia para eliminar o risco de incêndio num dos pulmões do Concelho? A Protecção Civil não deve intervir apenas depois de uma catástrofe.
Haverá fiscalização suficiente na serra e em outros pontos de risco no Concelho? Este é um problema que já deveria estar resolvido, e que importa resolver rapidamente.
Na sequência desta visita a CDU apresentará na Assembleia Municipal um Requerimento para ser informada sobre estas matérias, e divulgará novamente à população as suas propostas visando a preservação da Serra de Negrelos.