Vila Nova de Gaia
CDU contesta nova taxa e fundo imobiliário
"Taxa de Protecção Civil"
A CDU votou contra a criação desta nova Taxa e o respectivo Regulamento, tendo em conta que em Gaia se tem verificado um exagerado aumento das Tarifas e Taxas, algumas delas de duvidosa legalidade, como é o caso da "Taxa de Acessos".
A CDU manifesta a sua indignação pelo contributo que, desta forma, a Câmara de Gaia está a dar para o agravamento das já difíceis condições de vida dos gaienses.
Fundo imobiliário
Na sequência do anterior voto contra a sua criação, a CDU votou agora contra o Protocolo a estabelecer com uma empresa imobiliária para gestão do "fundo imobiliário", que integra 22 terrenos e edifícios municipais, entre os quais as Oficinas Gerais, o Quartel dos Bombeiros Sapadores, o Parque de Campismo Municipal e o Parque da Aguda.
A CDU não só tem dúvidas sobre a legalidade desta operação, como também discorda da venda de parte desse património, sobretudo os edifícios, exigindo simultaneamente que se garantam todos os direitos dos trabalhadores do Município que aí desenvolvem a sua actividade.
Condições de trabalho do sector operário da Câmara
Nesta reunião, a CDU levantou diversas questões sobre as más condições de trabalho que enfrentam os funcionários do sector operário do Município, exigindo que sejam tomadas medidas urgentes para corrigir essa situação.
Situação da Yazaki
Questionado pela Vereadora Ilda Figueiredo, o Vice-Presidente confirmou ter tido um encontro com o Secretário de Estado da Economia, o qual terá prometido reunir-se com a Administração daquela empresa, que tem a intenção de encerrar as suas instalações e promover o despedimento dos seus trabalhadores, o que merece da CDU a maior preocupação face ao futuro daqueles.
Requerimentos e propostas
A CDU apresentou ainda Requerimentos e Propostas relativos aos problemas e situações encontrados nas recentes visitas a Mafamude e S.Félix da Marinha.
Dadas as dificuldades causadas a moradores e comerciantes da envolvente do "Corte Inglés", a CDU propôs que a Câmara diligencie junto daquela empresa a criação de condições de estacionamento para os seus funcionários, no parque do edifício, e, em simultâneo, que sejam criados parques municipais gratuitos para os moradores e comerciantes da zona.
Relativamente a S.Félix da Marinha, a Vereadora da CDU requereu informações sobre a situação na Urbanização Alberto Andrade, onde ainda há uma centena de alojamentos devolutos apesar das muitas carências de realojamento, e ainda sobre a falta de equipamentos colectivos e de espaços livres na envolvente. Requereu também informações sobre a falta de recintos desportivos municipais, o que está a prejudicar a população da Freguesia, cerca de 13 mil habitantes.
A CDU apresentou ainda uma proposta à Câmara para que esta esclareça, junto da Refer, as condições em que esta está a preparar a criação do canal ferroviário para a "alta velocidade", e manifestou o seu apoio às reivindicações dos habitantes de S.Félix da Marinha, que pretendem a construção de três passagens desniveladas de ligação às praias.
Vila Nova de Gaia, 7 de Janeiro de 2008
CDU/Gaia