A Comissão Concelhia de Gaia do PCP promoveu na passada sexta-feira uma Marcha em Defesa dos Transportes Públicos. Apesar da intensa chuva que por vezes se sentiu, foram muitos os que se juntaram ao PCP e desceram a Avenida da República desde Santo Ovídio até à Câmara Municipal, local onde se registaram intervenções de Diana Couto, da Direcção Regional da Organização do Porto do PCP e da Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP e de João Pimenta Lopes , deputado do PCP no Parlamento Europeu.
A acção pretendeu alertar para a carência de transportes públicos e para a importância e justeza da proposta do PCP para conversão do "Andante" em passe social intermodal e alargamento do seu âmbito a todos os transportes de toda a Área Metropolitana do Porto.
O chumbo desta proposta pelo PS, PSD, CDS (com a abstenção do BE) traduz uma posição lamentável que não só contraria as necessidades dos utentes de transportes públicos e do desenvolvimento regional, como contraria a votação que estes Partidos assumiram em muitas assembleias municipais e de freguesia da região, onde aprovaram idênticas propostas dos eleitos comunistas.
Os muitos gaienses que se manifestaram na passada sexta-feira consideram que continua a ser justo e necessário converter o Andante em passe social intermodal e alargá-lo a toda a Área Metropolitana do Porto e a todos os operadores terrestres de passageiros que aí operam. A Comissão Concelhia de Gaia do PCP continuará a bater-se por estas medidas que contam com um grande apoio das populações e apela à mobilização e luta dos utentes e dos trabalhadores em defesa do direito à mobilidade e ao serviço público de transportes de qualidade.