PCP questiona Governo sobre pavilhão Gimnodesportivo da Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner (Arcozelo)

Há muitos anos que são muitos os alunos da Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner com aulas de Educação Física em regime “condicionado”, uma vez que esta Escola não dispõe de qualquer pavilhão gimnodesportivo.

Os alunos do segundo ciclo do Ensino Básico ficam assim sujeitos aos humores do tempo para a prática desta disciplina, já que se a chuva der um ar da sua graça, estes alunos não dispõem de um local apropriado para as aulas de Educação Física.

Já os alunos do terceiro ciclo, deslocam-se ao pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária Arquitecto Oliveira Ferreira (situada também em Arcozelo) para poderem ter aulas de Educação Física.

A defesa de uma escola pública e de qualidade significa defender uma escola que responda às necessidades dos alunos em todas as valências, inclusive na prática do desporto escolar, que assume especial importância já que muitas vezes é a única prática desportiva dos jovens.

Tomando conhecimento das condições dadas aos alunos da Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner, o PCP colocou a seguinte pergunta ao Governo:

Por mais inacreditável que possa aparecer, a verdade é que a Escola EB2,3 Sofia Melo Breyner, situada na freguesia de Arcozelo, no Concelho de Vila Nova de Gaia, funciona sem dispor de qualquer pavilhão gimnodesportivo.

Nestas circunstâncias, os alunos do segundo ciclo do ensino básico desta Escola do Ensino básico de Arcozelo, não têm aulas de Educação Física em Pavilhão Gimnodesportivo, sendo que só os alunos do terceiro ciclo da Escola Sofia Melo Breyner estão a ter aulas de Educação Física em pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundaria Arquitecto Oliveira Ferreira, também situada na mesma freguesia.

Os alunos mais novos, do segundo ciclo, têm aulas de Educação Física ao ar livre e ao sabor do tempo e das condições climatéricas, quando estas o permitem. O que significa que, normalmente, não têm aulas de Educação Física no Inverno, quando a chuva surge e as condições do tempo não o permitem.

Neste contexto, é urgente que o Governo resolva com urgência a situação e garanta que todos os alunos da Escola Sofia Melo Breyner possam passar a ter normalmente aulas de Educação Física.
Por isso, e ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais, solicita-se ao Governo que, por intermédio do Ministério da Educação, responda às seguintes perguntas:

1.  Quando é que o Ministério pensa finalmente construir um pavilhão gimnodesportivo nesta Escola do Ensino Básico de Arcozelo?
2. E que pretende o governo fazer para que os alunos mais novos desta escola possam ter efectivo direito a aulas de Educação Física, em condições de dignidade e segurança?

Vila Nova de Gaia, 25 de Outubro de 2011
a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP