Vila Nova de Gaia
Rejeitar o programa de agressão - Lutar por um Portugal com futuro
A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia apela a todos os militantes comunistas, a todos os democratas e progressistas, aos trabalhadores, aos jovens, aos reformados, aos desempregados, homens e mulheres, a todos aqueles que diariamente são negativamente atingidos pelas opções políticas dos partidos da política de direita, para agir, resistir, não se acomodar e lutar por um outro rumo, que construa um país com futuro.
O quadro político e social no País é de um profundo agravamento das desigualdades económicas e sociais e de um escandaloso e constante aumento dos sacrifícios exigidos aos trabalhadores e ao Povo, enquanto o grande capital fica à margem desta realidade. Praticam-se assim actos semelhantes a um ‘robin dos bosques’, mas no sentido inverso, em que se tira aos pobres, para dar aos ricos.
A aliança PSD/CDS, com a cumplicidade do PS e o apoio expresso do Presidente da República e o caminho proposto e seguido por este bloco ao serviço dos interesses dos grandes e poderosos, conduzem o País e amplas camadas da população, a uma situação limite, que terá como resultado a recessão e o colapso económico do país.
Mas as consequências não se ficam por aqui. A prática destas políticas, o sucessivo asfixiamento da economia e da produção nacional, o perpetuar de baixos salários e da precariedade laboral, o desinvestimento público, a entrega de empresas nacionais ao estrangeiro (com as privatizações que estão em vista) conduzirão a mais miséria, desemprego, perda de poder de compra, perda de direitos sociais e laborais, perda da independência e soberania nacionais.
Esta não é uma realidade inevitável, nem o único caminho possível. A luta dos trabalhadores e do Povo, a luta de massas, a contestação social e a firme recusa em aceitar estas medidas irão contribuir para a mudança, essa sim inevitável, face ao abismo para o qual troikas portuguesas e estrangeiras insistem em empurrar Portugal.
É com a convicção de que a luta tem um papel fundamental na ruptura com estas políticas, que a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP, exorta os trabalhadores o Povo de Vila Nova de Gaia, a participarem na jornada de luta, promovida pela CGTP-IN, e que terá lugar no próximo dia 1 de Outubro, na Praça dos Leões, às 15.00h.
Esta jornada assume significativa importância porque sendo a mais próxima, é também mais uma etapa no processo de resistência do Povo Português. Na resistência ao processo de empobrecimento das camadas exploradas e do País, na resistência ao roubo dos direitos laborais, ao roubo das remunerações, ao roubo dos apoios sociais, ao ataque aos serviços públicos, ao ataque à educação e saúdes públicas, de resistência ao processo de privatizações em curso. Resistência ao rumo actual e exigência de outro rumo, uma outra política, liberta de ingerências externas, que acabe com subserviências e poderes instalados, construindo um País com futuro, soberano e com justiça social.
A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP, afirma a sua firme intenção de contribuir na afirmação e mobilização desta jornada de luta, e com todos os meios ao seu dispor fazer confluir neste momento o conjunto de inquietações, justamente sentido por amplas camadas da população.
O tempo é de indignação, de protesto, de luta e de revolta.
Vila Nova de Gaia, 20 de Setembro de 2011
a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP