Vila Nova de Gaia
CDU questiona Câmara Municipal sobre fim das linhas 900 e 905 dos STCP, em Vilar de Andorinho
Em consequência de um processo movido por uma empresa privada de transportes, alegando a ilegalidade dos STCP em operar nas respectivas zonas (sem concessão do IMTT – Instituto de Mobilidade dos Transportes Terrestres) veio por decisão do Tribunal a STCP informar o fim das linhas 900 e 905 no próximo dia 12 de Maio.
Estas linhas, ligam até ao momento a Cidade do Porto ao centro da Freguesia de Vilar de Andorinho e a Vila D’Este, respectivamente.
O fim destas duas linhas representa para um número muito relevante de gaienses problemas incalculáveis do ponto de vista da sua mobilidade diária, numa freguesia que já enfrenta a carência de soluções perante a sua elevada concentração de população, particularmente na Urbanização de Vila D’ Este. Não obstante a decisão do tribunal e o seu enquadramento legal (numa lei com cerca de 40 anos) e considerando que o serviço público às populações deve ser sobreposto a interesses de exploração privada, torna-se necessário e urgente responder a este problema sem resignação e encontrar soluções que satisfaçam os interesses e necessidades da população de Vilar de Andorinho.
Assim, e ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, a CDU solicita ser informada sobre:
Como pretende a Câmara Municipal agir perante uma carência de transportes públicos que afecta milhares de cidadãos deste Concelho?
Como se enquadra e para quando se prevê a solução do Metro directamente a Vila D’ Este perante a relevância da sua necessidade, hoje agravada pelo fim destas duas linhas da STCP?
a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP