A CDU - Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV)- remeteu via email, no passado dia 14 de Fevereiro de 2017, ao Presidente da Junta de Freguesia de Árvore ( Vila do Conde), através do seu representante eleito na Assembleia de Freguesia, Manuel Graf, um pedido de cedência de uma sala na antiga Escola de Loureiro, próxima da Junta de Freguesia, para realizar a 17 de Março pelas 21:30 horas, um encontro com os Arvorenses, com o objetivo de prestar contas do nosso trabalho através do nosso Eleito na Freguesia.
Este pedido escrito foi efetuado após contacto telefónico com o Presidente da Junta de Freguesia, o qual demonstrou disponibilidade para a cedência do espaço referido, situação reiterada após novo contacto telefónico dois dias antes da realização da iniciativa.
Assim, foi com enorme surpresa que verificamos que à hora combinada, 21 horas, do dia 17 de Março, nem o Presidente da Junta nem um qualquer seu representante compareceram no referido local para abrir as instalações solicitadas, bem como não se dignaram a justificar a sua falta.
A CDU de árvore em comunicado deu nota do seu descontentamento à população perante esta atitude de boicote à CDU, e à falta de respeito pela população. O Presidente da Junta não é o dono da freguesia, não é o dono das instalações da Junta ou da Escola, e todas as forças politicas têm o direito de usar as instalações para reunião ou esclarecimento às populações, algo que não pode ser impedido de forma mais ou menos manhosa, com resquícios de caciquismo.
A CDU considera que esta é uma atitude antidemocrática e prepotente de cercear a liberdade de expressão e o direito inalienável de os partidos políticos e os seus representantes exercerem a sua livre atividade nos espaços públicos da freguesia.