Vila do Conde
Sobre o Mosteiro de Santa Clara
Recorde-se, mesmo, que entre várias propostas apresentadas pelo PCP na Assembleia da Republica, no âmbito do Orçamento de Estado para 2011, através do PIDDAC, constava exactamente a necessidade urgente de submeter a obras de restauro e conservação o Mosteiro de Stª. Clara, ex-libris de Vila do Conde. A proposta em causa, no entanto, foi reprovada pelos deputados do PS, PSD e CDS/PP.
O PCP considera ainda que a Câmara Municipal de Vila do Conde não tem tido a sensibilidade suficiente para resolver este problema, focada que está apenas na construção de uma pousada no local; o que, em 2007, levou mesmo ao despedimento de cerca de três dezenas de trabalhadores do Centro Educativo, então a funcionar no Mosteiro sob administração Salesiana. À insensibilidade da Câmara junta-se a do governo que chegou a investir nas instalações, entretanto abandonadas, mais de 200 mil euros para que nas mesmas pudesse funcionar transitoriamente, e apenas pelo prazo de um ano, o Tribunal de Vila do Conde, não mais se retirando daí qualquer outro benefício.
A par do reiterado negligenciar do nobre edifício (que muitos gostariam de ver transformado em estabelecimento de ensino superior ou em centro judiciário), o que preocupa todos os Vilacondenses é o contínuo sacudir da água do capote dos diversos poderes públicos nesta e outras situações que afectam o Concelho de Vila do Conde.
Assim, o PCP exige que o Governo e a Câmara de Vila do Conde tomem rápidas e efectivas medidas no sentido de devolver ao velho Mosteiro a dignidade que lhe cabe, recordando constituir este um importantíssimo marco histórico do concelho, apresentando-se mesmo como principal cartão de visita de Vila do Conde.
Vila do Conde, 21 de Fevereiro de 2011
A Comissão Concelhia de Vila do Conde do PCP