Proposta de Resolução do PCP que Recomenda que o prolongamento da linha Verde do Metro, entre o ISMAI e a Trofa, integre a 2.ª fase da rede do Metro da Área Metropolitana do Porto.
Com esta decisão, a ligação do Metro ao concelho da Trofa (há uma década adiada) recupera a prioridade que nunca deveria ter perdido e é garantida a sua construção, situação que o Conselho de Administração da empresa, o governo anterior do PS e o actual do PSD/CDS haviam já colocado em causa.
Esta é uma questão ética e de justiça - para além de constituir a reconstituição de um serviço público de transportes coletivos que foi retirado às populações em 2002 -que seja concluída a linha Verde, completando-se assim a ligação entre o ISMAI e ocentro da cidade da Trofa.
No entender do PCP e da população da Trofa, para além das pessoas que vivem nas freguesias mais a Norte da Maia, a construção do prolongamento da linha C até ao centro da Trofa deve ser construída com a máxima urgência e deve assumir-se como prioridade no planeamento global de construção que vier a ser definido para essa segunda fase.
Com a aprovação desta proposta do PCP, dá-se resposta a uma necessidade da região e à reivindicação dos mais de 6000 populares que subscreveram a petição que hoje foi discutida na Assembleia da República.Um importante passo para a resolução de um compromisso do governo, que só ficará definitivamente concluído com a construção efectiva da ligação do Metro à Trofa.
A Assembleia da República aprovou hoje uma