Matosinhos
Contra Encerramento dos CTT de Monte dos Burgos
A sanha privatizadora como única solução, encontrada pelos três partidos de direita para resolver os problemas financeiros/económicos que o País enfrenta, levou a que fossemos confrontados com notícias de encerramento de vários serviços dos CTT no Distrito do Porto, afectando de sobremaneira, populações de parcos rendimentos (reformados, pensionistas), trabalhadores, comerciantes e população em geral, havendo uma situação que também afecta o Concelho de Matosinhos, e que pela sua gravidade entendemos destacar. A estação dos CTT de Monte dos Burgos, que serve quatro Freguesias do Concelho de Matosinhos, a saber, Srª. da Hora, S. Mamede de Infesta, Leça do Balio e Custoias, densamente habitadas sobretudo por construções de custos controlados (cooperativas e habitação social) tem como alternativas a este encerramento, à distância de mais de quatro quilómetros (ida e volta), Carvalhido e Norteshoping. Este último só funcionando no período da tarde. Tudo isto agravado com o custo de transportes onde a maioria da população é muito carenciada.
Perante isto a CDU apoiou de imediato a indignação da população (que deu origem a um movimento de utentes), levando á junta de Freguesia da Srª da Hora, onde tem representação política, uma moção que condena veementemente a atitude da Administração dos CTT, tendo sido esta aprovada por unanimidade.
Por sugestão da CDU na Freguesia de S. Mamede, foi também aprovada por unanimidade a mesma proposta.
Finalmente na Assembleia Municipal da Câmara de Matosinhos, por proposta da CDU foi aprovada por unanimidade a mesma moção acrescida de uma recomendação ao Sr. Presidente da Câmara, para junto dos serviços júridicos verificar da possibilidade de uma providência cautelar que trave o ignóbil encerramento da estação do Monte dos Burgos.
Lamentavelmente a CDU veio a saber que alguns Presidentes de Freguesia sabiam já deste passo no sentido do encerramento, sem contudo darem conhecimento às populações que deveriam representar.