Governo cria obstáculos à inscrição de crianças em escolas de Rio Tinto perante passividade da CMG

Várias famílias vivem hoje o drama da recusa da inscrição dos seus filhos nas escolas do primeiro ciclo em Rio Tinto pelo facto de não haver salas de aulas capazes de suportar todos os alunos no horário da chamada "Escola a tempo inteiro".

A muito propagandeada medida do Governo PS de alargamento do horário escolar, com o consequente impedimento de desdobramento de horários nas escolas que o faziam até então, encontra na realidade de Rio Tinto mais uma prova do desnorte e da distancia entre os governantes e a realidade do país.

Na verdade, o Governo de forma cega toma decisões para as quais não acautela as consequências, põe em causa a Escola Pública e, mais uma vez, prejudicará muitas famílias, particularmente dos trabalhadores e das classes mais desfavorecidas para quem o privado também não é solução.

Da parte da Câmara Municipal de Gondomar assiste-se a um silencio cúmplice e submisso ao ponte de não denunciar publicamente as consequências desta decisão para as crianças e as suas famílias.

Aliás, da parte da Autarquia nem tão pouco é exigida a construção urgente das salas de aulas necessárias para pôr em prática esta imposição governamental sem ter que recusar a inscrição dos alunos como tem acontecido. 

Rio Tinto, 4 de Agosto de 2006
CDU/Rio Tinto