Câmara Municipal de Gondomar: PS aumenta Preço da Água – com o apoio de Valentim Loureiro – Contrariando Parecer da ERSAR. Vereadores da CDU votaram Contra!
1. A Câmara de Gondomar aprovou hoje um aumento do preço da água que é fornecida aos gondomarenses pela empresa Águas de Gondomar, SA, fazendo tábua rasa de um parecer técnico da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos que aponta no sentido da descida do tarifário de água e saneamento, com base nos elementos económico-financeiros apresentados pela concessionária deste serviço público.
2. A ERSAR considera que o factor de actualização do tarifário a vigorar em 2018 devia ser 0,9785, o que representaria uma descida de 2,15% nos preços da água e saneamento que são cobrados aos gondomarenses pela Águas de Gondomar, SA.
3. Como bem assinala a ERSAR no seu parecer técnico, ao aprovar um factor de actualização de 1,0097 para 2018, a Câmara de Gondomar é a primeira a violar o contrato de concessão em vigor para satisfazer a ganância de lucro da Águas de Gondomar, SA, quando tem a obrigação de o fazer cumprir, escrupulosamente, por parte da concessionária.
4. Como não é a primeira vez que a Câmara de Gondomar aprova preços da água e saneamento acima dos recomendados pela ERSAR, num comportamento que sugere estar o PS mais preocupado com a satisfação dos interesses privados da Águas de Gondomar, SA do que com a defesa dos interesses do Município.
5. Se as recomendações da ERSAR tivessem sido respeitadas pela Câmara de Gondomar, os gondomarenses estariam a pagar menos 1,95% do que pagam pela água e saneamento que consomem, cujos preços são dos mais altos nos municípios do Grande Porto
Na reunião de hoje, os vereadores da CDU também votaram contra a proposta apresentada pela maioria PS na Câmara Municipal de Gondomar sobre “Resíduos Urbanos – Tarifário para 2018”, porque:
1. Na proposta apresentada se consagra um aumento significativo do tarifário a ser praticado em 2018;
2. A CDU considera que mesmo com o aumento de tarifários se verifica uma degradação dos serviços prestados, um aumento da despesa da Câmara com o Serviço de Recolha dos Resíduos Sólidos Urbanos;
3. A proposta evidencia as consequências desastrosas das concessões de serviços públicos a privados.
Gondomar, 20 de dezembro 2017