Gondomar
Sobre os resultados da avaliação de perigosidade dos resíduos da ex- Siderurgia Nacional
Depois de inúmeros protestos da população, alertas e pressões, ao longo de uma década, com relevo para o último ano, finalmente, foram conhecidos os principais resultados da avaliação tecnico-científica.
A Comissão Concelhia de Gondomar do PCP considera altamente preocupantes as informações que confirmam a toxidade e perigosidade, para a população, dos resíduos, designadamente, pelos altos teores de chumbo encontrados.
O PCP que em 2001 e recorrentemente, em 2002, 2004, 2009 e 2010, na autarquia, na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, denunciou o crime ambiental e reclamou, sem resultados, as medidas para a sua urgente retirada e o apuramento das responsabilidades, envolvendo as empresas e as entidades que permitiram a deposição, considera que o atraso na identificação da situação e da sua perigosidade, configura, por parte do Governo, uma atitude de negligência grave e desrespeito pelos direitos da população que não pode ser escamoteada.
ver pergunta de Honório Novo na Assembleia da República
Nesta primeira reacção, não podemos deixar de responsabilizar os sucessivos governos – primeiro do PS, com José Sócrates a Ministro do Ambiente, depois do PSD/CDS e mais recentemente novamente do PS – pelo arrastar desta questão ao longo dos anos.
A Comissão Concelhia de Gondomar do PCP considera que devem ser tomadas, com carácter de urgência as medidas de remoção dos resíduos, a descontaminação dos solos e reposição da cota inicial do terreno com terras “limpas”, bem como as mais que prometidas acções de requalificação ambiental para todo o espaço do antigo couto mineiro.
Tais medidas exigem compromissos financeiros claros por parte do Governo, bem como de prazos de execução que não podem deixar de merecer a maior vigilância por parte da população de S. Pedro da Cova, a vítima maior deste autêntico atentado à saúde pública.
Pela parte do PCP e, como é possível constatar pela atenção dada ao longo dos tempos a este problema, estará activo na exigência das melhores soluções para a resolução urgente do problema, bem como na reclamação do apuramento das responsabilidades de todas as entidades envolvidas. De imediato, ao nível da Assembleia da República, o Grupo Parlamentar do PCP exigirá do governo compromissos claros para a resolução deste problemas e apuramento dos responsáveis.
Gondomar, 17 Março de 2011
A Comissão Concelhia de Gondomar do PCP