Os candidatos da CDU realizaram hoje, 29 de Agosto, um programa de contacto com trabalhadores do sector ferroviário. O momento foi aproveitado para destacar as propostas da CDU para o sector.
Em declarações no final da acção, a deputada Diana Ferreira defendeu que uma política de transportes e mobilidade para o distrito é estruturante na economia, no ordenamento do território, na defesa do ambiente e no desenvolvimento da região, para a promoção do uso eficiente da energia, em ruptura com as directivas da UE de destruição das empresas públicas e de desregulação, privatização e concentração nas grandes multinacionais.
Um sistema de transportes assente em empresas públicas é garante da prioridade ao serviço público, defesa do ambiente e apoio à actividade produtiva, de transportes fiáveis, coordenados e frequentes, de qualidade e a preços sociais (com justas e atempadas compensações de serviço público); da segurança de tripulações, passageiros e cargas; da complementaridade entre modos; do respeito por imperativos energéticos e ambientais; e de se assegurar a capacidade nacional de planeamento, construção, manutenção e exploração de infraestruturas, material circulante e plataformas logísticas.
Valorizando os avanços alcançados com o PART (Programa de Apoio à Redução Tarifária), que importa consagrar para futuro, perspectivando a gratuitidade do transporte público, evidenciam-se as carências de material circulante, designadamente nos suburbanos da CP.
Exigem-se medidas para a reparação, mas também para fabrico e aquisição das composições, a partir de um plano que vise a sustentabilidade da resposta para as próximas décadas. Assumem particular importância na concretização deste plano as oficinas da EMEF de Guifões e de Contumil, que os candidatos da CDU consideram estratégicas para o País.
Os candidatos da CDU consideram fundamental também, no plano ferroviário:
- a reabertura do serviço de passageiros da linha férrea de Leixões, construindo as paragens necessárias e garantindo articulações com linhas de Metro e de STCP;
- a melhoria da capacidade de articulação entre o Porto de Leixões e a ligação à Europa pela via ferroviária;
- a reabertura e modernização da linha ferroviária do Tâmega e a conclusão da modernização da linha do Douro, assegurando a sua abertura até Barca de Alva, com ligação à linha ferroviária espanhola.
Porto, 29 de Agosto de 2019
A CDU/Porto