Política Geral

Eleições Autárquicas – Sinais de Confiança

Imprimir
Twitter
selo 2 cor1. A apresentação de listas de candidatura a todos os órgãos municipais e a três centenas de Assembleias de Freguesia é uma clara demonstração da vitalidade da CDU como força em crescimento, do grande empenho e dedicação dos seus activistas e das sólidas e profundas raízes na população do distrito do Porto, na identificação com os seus anseios e participação nas suas lutas.
A DORP/PCP saúda os militantes comunistas e muitos outros democratas que, ao longo das últimas semanas, deram um decisivo contributo para que fosse possível, nestas eleições autárquicas, afirmar a CDU como um projecto político alternativo, que tem a confiança e o seguro apoio de mais e mais portugueses.
2. A par da elaboração das listas, o PCP tem prosseguido uma intensa actividade, no âmbito da pré-campanha eleitoral para a Assembleia da República, através de acções diárias de contacto com a população, com tomadas de posição pública sobre relevantes questões que afectam o distrito, a situação social, a juventude, entre outras, com a preparação da Festa do Avante, sendo de salientar que, nas brigadas de trabalho que se deslocaram do Porto à Quinta da Atalaia, só no corrente mês, participaram mais de uma centena de pessoas.

Depois de ter sido entregue a lista candidata à Assembleia da República no passado dia 4, o Compromisso Eleitoral da CDU será apresentado no dia 28 de Agosto.
          
3. A CDU apresentou listas candidatas às Câmaras e Assembleias Municipais dos 18 concelhos  e  a 301 Assembleias de Freguesia, mais dez que no anterior mandato.

São mais de cinco mil candidatos, em que é justo destacar uma forte presença da juventude, de um número de mulheres superior ao que a lei obriga. É de salientar que são mulheres a encabeçar as listas de seis Órgãos Municipais e de 46 Assembleias de Freguesia.

É também de registar a forte renovação das candidaturas, de que é exemplo o encabeçamento das listas municipais, em que dos 36 primeiros candidatos, 26 são-no pela primeira vez.

Confirmando a CDU como espaço de convergência democrática, é de assinalar a presença, além do PCP e do PEV, de um significativo número de independentes, superior a 30% do total dos candidatos.

A CDU apresenta-se às eleições autárquicas de 11 de Outubro com a forte convicção de que atingirá os objectivos assumidos no Encontro Distrital de 4 de Abril: aumentar o número de votos e de eleitos na Assembleia da República e nas Autarquias.


Porto, 21 de Agosto de 2009.
A DORP do PCP