
Segundo dados do IEFP, só no Distrito do Porto o número de desempregados com idade até 34 anos ascende já aos 43 mil.
Destacam-se os concelhos do Porto, com mais de 5000 desempregados jovens e de Gaia com mais de 8500 jovens nesta situação.
Esta realidade é agravada pela precariedade, mais de 25% dos trabalhadores são precários, sendo este flagelo brutalmente superior na juventude.
O prosseguimento das políticas de direita pelo actual Governo PS, não só não resolve os problemas dos jovens trabalhadores como os agrava, tal qual os próprios números o confirmam. As medidas recentemente anunciadas pelo primeiro ministro para combater o desemprego juvenil não passam de “mais do mesmo”: emprego precário para reduzir as estatísticas no momento, aproveitando o facto de haver no país cerca de 44 mil licenciados inscritos nos centros de emprego!
O desemprego continua a servir, como parte integrante do sistema capitalista, para impor o medo junto dos trabalhadores, permitindo o aumento da repressão sobre estes e a implementação de novas e injustas leis laborais, que significam muitas vezes o aumento e a legitimação da precariedade, um retrocesso de mais de 100 anos.
A Juventude Comunista Portuguesa (JCP) contesta de viva voz estas políticas. Estamos certos que só poderemos construir um rumo certo com políticas que visam proteger os direitos de todos os trabalhadores e em particular dos jovens.
Está marcado para dia 20 de Fevereiro, no Seixal, o Encontro Nacional de Jovens Trabalhadores da JCP, que tem como principal objectivo analisar a situação que os jovens trabalhdores vivem actualmente e definir políticas alternativas que assegurem uma ruptura com o rumo que tem vindo a ser seguido pelos últimos governos e que procura liquidar os direitos das jovens gerações.
A Organização Regional do Porto da JCP está a levar a cabo a preparação deste Encontro, desenvolvendo, entre outras, uma campanha de esclarecimento e contacto com os jovens, com o lema: “lutar por direitos no trabalho, construir o futuro!”.
Com estas acções de contacto com os jovens trabalhadores, a JCP espera chegar a cerca de 8 000 jovens do distrito, em mais de 30 empresas e locais de trabalho, para além de locais de concentração juvenil.
Organização Regional do Porto da JCP
mapa do desemprego juvenil nos concelhos do distrito do Porto, segundo dados do IEFP relativos ao final de 2009
