Intervenção de Jorge Machado no acto público da CDU “Soluções para uma vida melhor”

Imprimir
Camaradas e amigos

Aproxima-se um momento importante para a vida do povo e dos trabalhadores, para o futuro do nosso país e do nosso distrito. As próximas eleições legislativas podem ser um momento significativo de reforço da CDU, de afirmação do seu projeto de transformação da sociedade, de afirmação como a verdadeira alternativa para o país, um momento de liberdade em que, com o voto, é o povo quem mais ordena. É pois o momento de saudar calorosamente, em nome dos militantes do PCP, os nossos amigos do Partido Ecologista - Os Verdes, a Intervenção Democrática, aqui presentes, que constroem a CDU a Coligação Democrática Unitária.

Queremos ainda saudar e agradecer os muitos independentes que se tem vindo a associar ou a manifestar o apoio a esta candidatura como o Arquiteto Siza Vieira, o artista plástico Armando Alves ou o presidente do FCP Jorge Nuno Pinto da Costa.

Camaradas e amigos

A CDU não vai enfrentar estas eleições legislativas depois de quatro anos fechada em gabinetes ou no parlamento a roubar a quem trabalha, a cortar nas reformas ou a destruir serviços públicos fundamentais para a vida dos portugueses. Vamos para esta batalha com a cabeça erguida, própria de quem durante quatro anos não deu um mês, uma semana ou um dia sequer de tréguas à política de direita que afundou e afunda o nosso país e o nosso distrito. A CDU foi, desde a primeira hora, a verdadeira oposição a este Governo de desgraça nacional do PSD e CDS e, ao contrário dos outros, respeitamos e cumprimos os nossos compromissos para com o povo e os trabalhadores.

Foi a CDU que, além de apresentar soluções para os problemas do distrito do Porto, lutou contra quem promoveu a fome, a pobreza, o desemprego e a emigração para engordar os bolsos dos mais ricos do nosso país.

A CDU apresenta-se assim às eleições depois de quatro anos de intensas lutas aqui no distrito do Porto, tendo dado um significativo contributo para o desgaste, isolamento e degradação da base social de apoio do Governo PSD/CDS, provando que valeu a pena lutar.

Camaradas e Amigos

Os últimos 38 anos de política de direita, levada a cabo por sucessivos Governos PS/PSD e CDS, e particularmente este Governo PSD/CDS são responsáveis pelo agravamento da situação económica e social no nosso distrito, evidente quando:

-    Os salários estão abaixo da média nacional;
-    O desemprego está acima da média nacional;
-    A exploração de quem trabalha assume particular gravidade e tem vindo agravar-se;
-    O investimento público tem vindo, pelo menos desde a última década, a reduzir-se assumindo hoje um valor residual;
-     A emigração atingiu novos estratos da sociedade e agravou-se junto dos Jovens e trabalhadores do distrito;
-    A progressiva desindustrialização do distrito, com o encerramento de várias empresas, resultando na perda de capacidade produtiva do distrito e no desemprego de milhares de trabalhadores;
-    Encerraram dezenas e dezenas de serviços públicos como escolas, centros de saúde, tribunais, repartições de finanças, balcões da Segurança Social, esquadras da PSP;
-    Degradaram hospitais e o funcionamento da generalidade dos serviços públicos;
-    Foram, juntamente com o PS, responsáveis pela introdução de portagens nas ex SCUT´s;
-    Os níveis de pobreza assumem valores gritantes: o distrito do Porto tem já há vários anos o maior número de beneficiários do RSI do país.
-    E não satisfeitos, entregaram ou querem entregar a STCP e a Metro do Porto, ao preço da chuva, aos privados para que estes possam lucrar à custa do investimento público e à custa dos já exorbitantes preços pagos pelo transporte público.


Camaradas e amigos

Ao longo destes quatro anos de intensiva ofensiva da política de direita, estivemos sempre do lado certo da barricada. Quando foi preciso o apoio, intervenção e solidariedade, a CDU esteve presente. Estivemos junto dos trabalhadores nas grandes lutas, como a greve geral, mas estivemos também nas lutas mais pequenas em dimensão, mas não menos importantes para derrotar este Governo de desgraça nacional.


Estivemos junto dos menos jovens na ação do Murpi, dos jovens nas lutas dos estudantes, estivemos junto dos trabalhadores das pequenas às grandes empresas. Estivemos junto dos trabalhadores da CP e EMEF, junto aos trabalhadores da STCP que ainda hoje continuam a sua luta em defesa dos seus direitos e do serviço público de transportes, junto dos trabalhadores da administração pública que, recentemente, conseguiram uma gigantesca greve, junto dos trabalhadores da pizza hut que lutaram e ganharam, dos trabalhadores da vigilância, dos da AXA que lutam contra um despedimento coletivo, estivemos junto dos trabalhadores da logística da Sonae; estivemos em todas as greves gerais junto dos piquetes de greve, não só a dar a nossa solidariedade mas a intervir quando as liberdades e o direito à greve foi ameaçado. Estivemos junto de tantos outros trabalhadores que lutaram nos locais de trabalho, muitas vezes em condições muito difíceis, sem qualquer visibilidade, mas sempre com a solidariedade dos comunistas.

A CDU, ao longo destes quatro anos teve uma ação impar de proximidade, intervenção e luta pela resolução dos problemas da população. Visitámos dezenas e dezenas de escolas, esquadras da PSP e GNR, visitámos os hospitais, repartições de finanças, centros de saúde e a grande maioria dos serviços públicos. Reunimos com associações de diferente natureza, desde de moradores, a associações culturais, passando por associações de pequenos e médios comerciantes e produtores.

Por via dos deputados eleitos pelo nosso distrito, onde se inclui além da Diana Ferreira, o Honório Novo, a Lurdes Ribeiro e a Paula Batista, e essencialmente fruto do trabalho coletivo, os problemas do distrito ganharam voz e resultaram na apresentação de centenas, senão milhares, de perguntas ao governo e dezenas de projetos de resolução onde apresentámos soluções concretas para os problemas do distrito.

Camaradas e amigos

O distrito do Porto, bem como o país, não está condenado a ser desgovernado ora por PSD, ora o PS, com ou sem o CDS. A CDU, além de cumprir todos os seus compromissos eleitorais, provou que há alternativas. Das inúmeras propostas e soluções, apresentadas, queremos destacar, o plano de emergência social para o distrito do Porto respondendo aos problemas sociais, laborais e económicos do distrito; um projeto de resolução sobre a EMEF e Metro do Porto e a necessidade de manter estas empresas na esfera pública com reforço dos seus meios e propostas concretas sobre a STCP, para garantir que fique ao serviço dos trabalhadores e não ao serviço dos interesses dos grandes grupos económicos; um projeto de lei que antecipa a idade de reforma dos trabalhadores das pedreiras e, entre tantos outros, um projeto de lei que resolve o problema das famílias dos pescadores que morrem a trabalhar e cujo corpo não aparece alterando os critérios da morte presumida e da justificação judicial do óbito. Cumprindo o compromisso que assumimos com as populações, apresentamos projetos de resolução exigindo a construção do metro até à Trofa, bem como a resolução dos problemas ambientais de São Pedro da Cova, com a remoção total dos resíduos existentes.

Camaradas e amigos

Assim, há muitas e justificadas razões para que a população do distrito confie o seu voto na CDU.

Estivemos ao lado de quem luta, acompanhamos os problemas e apresentamos soluções e por fim, não traímos a confiança de quem votou na CDU no passado. Podemos andar de cabeça erguida e junto dos nossos familiares, amigos e colegas do trabalho afirmar que não foi por culpa nossa que o país e o distrito chegaram ao ponto que chegaram. A única alternativa passa pela CDU.

Podemos e devemos dizer que dar mais força a CDU é dar força às lutas, é dar mais força às soluções que se impõem para o nosso distrito e para o nosso país.  

O nosso distrito tem muitas e boas condições para dar um belo contributo para que a CDU tenha um grande resultado eleitoral, contudo, ele não vai cair no nosso colo vindo do céu. É assim necessário que cada um dos militantes, amigos e apoiantes da CDU se transforme num candidato da CDU, promova o esclarecimento e convença mais e mais pessoas para construir, com a rutura patriótica e de esquerda que defendemos, uma sociedade mais justa e solidária.

É hora camaradas e amigos. É hora de dar mais força a quem lutou e luta contra a exploração e a injustiça. É hora de dar mais força a quem nos últimos quatro anos nunca faltou ao nosso povo e aos trabalhadores do distrito do Porto. É hora de dar mais força a quem tem soluções para o distrito e para o país. É hora de dar mais força à CDU.

Viva a CDU