Sobre a linha de Metro para a Trofa e a intermodalidade dos transportes na Grande Área Metropolitana

Em virtude da evolução registada após a denúncia que o PCP realizou a 18 de Maio sobre a supressão do troço da Linha de Metro entre o ISMAI e a Trofa, a Comissão Concelhia de Trofa torna público que:

Lamenta o facto do senhor presidente da Assembleia Municipal da Trofa (eleito pelo PSD) e o Grupo Municipal do PS não terem aceite a proposta da CDU de realização de uma Assembleia Extraordinária para a discutir e convergir posições em defesa da manutenção dos transportes alternativos e da construção do troço ISMAI -Trofa durante a 1ª fase da obra do Metro do Porto.
Valoriza a adesão massiva dos utentes dos transportes alternativos ao abaixo-assinado e considera fruto desta adesão a manutenção (pelo menos por enquanto) da prestação deste serviço.
Considera fundamental a vinda do Metro à Trofa e propõe desde já integração da Trofa no sistema intermodal da Área Metropolitana do Porto, como o comprovam vários estudos já realizados.
Nesse sentido, a Comissão Concelhia da Trofa do PCP considera prioritário o alargamento da rede ANDANTE à Trofa, passando a servir os utentes dos comboios como já acontece por exemplo nos concelhos de Porto, Gaia, Gondomar e Valongo.
Dessa forma as centenas de trofenses que utilizam diariamente o Comboio a partir da Trofa, Senhora das Dores, Covelas ou S. Romão em direcção ao Porto ou Gaia poderiam utilizar o ANDANTE como fazem por exemplo os utentes de Ermesinde, Águas Santas e Rio Tinto.

Trofa, 13 de Junho de 2006
A Comissão Concelhia da Trofa do PCP