Alterações da rede STCP não resolve problemas de mobilidade da população de Gondomar!

Uma delegação da Comissão Concelhia de Gondomar do PCP foi recebida ontem pela Administração dos STCP. Este encontro surge na sequencia de um pedido de reunião feita pela Concelhia de Gondomar com o objectivo de avaliar os impactos em Gondomar das alterações da nova rede, bem como a possibilidade de melhorar a oferta de transportes públicos no concelho.

Apesar da abertura e disponibilidade manifestada pela Administração da STCP para prestar esclarecimentos sobre as alterações em curso, a Comissão Concelhia de Gondomar mantém a preocupações relativamente:
- maior número de transbordos para os mesmos percursos que os utentes da STCP serão obrigados a efectuar com a nova rede;
- não resolução dos problemas de mobilidade e das necessidades de transporte da população do concelho, continuando Gondomar a ser o concelho da Grande Área Metropolitana do Porto onde os trabalhadores demoram mais tempo nas deslocações Casa/Emprego.
- agravamento dos problemas de seguranças em virtude de maior número de transbordos, principalmente no que diz respeito aos transbordos nocturnos em zonas problemáticas do concelho.

A Comissão Concelhia de Gondomar do PCP manifestou a sua preocupação quanto à qualidade do serviço que é operado por transportadoras privadas por concessão da STCP e defendeu a necessidade de alargamento da carreira 55 (Bolhão/Igreja de Baguim) ao novo Centro de Saúde de Rio Tinto e à quinta da Missilva que é hoje dos principais aglomerados populacionais de Baguim do Monte.

Sendo certo que as alterações introduzidas continuarão a deixar parte significativa da população gondomarense sem transporte público de qualidade, a Comissão Concelhia de Gondomar do PCP defendeu a realização de um estudo sobre a evolução urbanística recente em Gondomar que vise a criação de pelo menos duas carreiras que serviria cerca de 35% da população do concelho:
- ao longo da EN209, fazendo o percurso urbano das freguesias de Valbom, Gondomar e S. Pedro da Cova seguindo depois em direcção a Valongo;
- pela Marginal de Gondomar, desde o Freixo (Porto) servindo as zonas ribeirinhas das freguesias de Valbom, Gondomar e Jovim (pelo menos até Atães).

O PCP tudo fará para que a curto prazo possam existir estas duas carreiras e a para que a construção da linha do Metro para Gondomar, assegurando a passagem por Rio Tinto, Baguim Monte, Fanzeres, Gondomar e Valbom, sejam uma realidade!

Relativamente à nova rede STCP, a Comissão Concelhia de Gondomar estará atenta às implicações que irão causar aos gondomarenses, tudo fazendo para que a população não seja prejudicada e estando sempre disponível para usar todos os meios ao seu alcance para lutar por melhores serviços públicos para os gondomarenses!

Gondomar, 22 de Dezembro de 2006
A Comissão Concelhia de Gondomar do PCP