Sobre o "Processo Apito Dourado" e a sua relação com a gestão municipal de Gondomar

1. As notícias vindas a público nos últimos dias segundo as quais o Presidente, o Vice-Presidente e um outro Vereador da Câmara Municipal de Gondomar estão formalmente acusados de dezenas de crimes na sequencia do processo que ficou conhecido por "Operação Apito Dourado" e que confirmam que alguns desses crimes extravasam o mundo do futebol e estão directamente relacionados com a gestão municipal, como o próprio Valentim Loureiro reconhece, são motivo de acrescida preocupação para a comissão concelhia de Gondomar do PCP.

2. As várias afirmações do Major Valentim Loureiro na tentativa de convencer os gondomarenses que a este processo nada tinha a ver com a gestão municipal, à luz das notícias e das suas declarações mais recentes, revelam-se falsas e acrescentam legitimidade às reivindicações da Comissão Concelhia de Gondomar do PCP para que esta situação seja esclarecida com a maior brevidade possível para que a gestão municipal possa finalmente seguir o seu caminho dentro da normalidade e sem qualquer suspeita que belisque o normal funcionamento camarário.

3. Não pondo em causa a presunção de inocência dos acusados e no respeito pelo normal funcionamento dos Tribunais, a Comissão Concelhia de Gondomar do PCP considera que, no mínimo, o Major Valentim Loureiro e restantes membros do executivo camarário que estão acusados deveriam suspender o mandato até à conclusão do processo.

4. Sendo natural que a confiança que os gondomarenses depositaram no actual presidente da Câmara esteja amplamente afectada, da nossa parte reafirmamos a preocupação de que a gestão da Câmara de Gondomar seja finalmente direccionada para o combate ao gravíssimos problemas que afectam o concelho e o colocam na cauda da Área Metropolitana do Porto, nomeadamente no que diz respeito aos índices de desemprego que atinge já mais de 11500 gondomarenses.

Gondomar, 8 de Fevereiro de 2006
Comissão Concelhia de Gondomar do PCP