Balanço da actividade autárquica na freguesia de Fânzeres

Desde o início do actual mandato que a vida autárquica na freguesia de Fânzeres não tem decorrido com a normalidade necessária, com claro prejuízo para os Fânzerenses.
Como é sabido, a CDU tem um eleito no Executivo da Junta de Freguesia, onde tem apresentado um conjunto de propostas para resolver algumas das carências existentes (ver texto em anexo), de que são exemplo a melhoria da limpeza e a reparação de alguns equipamentos degradados. Apresentamos e defendemos, também, a implementação de um novo modelo de atribuição de subsídios às colectividades, de forma a acabar com as situações de conluio anteriormente existentes e tornar mais transparente o apoio da Autarquia ao Movimento Associativo.
A disponibilidade da CDU para integrar o Executivo da Junta de Freguesia não significa que haja qualquer coligação com a força política maioritária – o PSD. Pelo contrário, queremos deixar bem claro que a única “coligação” da CDU é com os Fânzerenses, para resolver os problemas que sentem no seu dia-a-dia e desenvolver a nossa terra. É por isso que os eleitos da CDU na Junta e na Assembleia de Freguesia estão a actuar com total autonomia e independência e assim vão continuar a pautar o seu comportamento.
Entretanto, a CDU de Fânzeres não pode deixar de condenar a guerrilha que desde o início deste mandato tem ocupado o PS e o BE por um lado e o PSD por outro, mais preocupados com a luta pelo poder e com os protagonismos pessoais do que com a resolução dos problemas dos cidadãos de Fânzeres.
Não é aceitável que o PS e o BE se tenham vindo a aproveitar da falta de experiência e desconhecimento da legislação autárquica por parte da Mesa da Assembleia de Freguesia para porem em causa a eleição (legitima e democrática) dos vogais da Junta de Freguesia e da própria Mesa da Assembleia de Freguesia.
A chicana política que o PS e o BE têm insistido em prosseguir pode proporcionar a concretização de alguns desígnios inconfessáveis aos eleitos destas forças políticas, mas tem posto em causa a imagem de Fânzeres e, sobretudo, tem impedido que sejam resolvidos alguns dos problemas da Freguesia.
Assim como é condenável que os conflitos e divergências internas no seio dos eleitos do PSD estejam a servir, objectivamente, os interesses mesquinhos do PS e do BE e não ajudem a normalizar a vida autárquica em Fânzeres.
Pela nossa parte, os Fânzerenses podem contar com o trabalho, honestidade e competência dos eleitos da CDU e de tudo fazerem para que os órgãos autárquicos da Freguesia estejam ao serviço das populações.
Não são as intrigas e o trauliteirismo do PS e do BE que nos vão fazer desviar deste caminho!

DECISÕES E ACTIVIDADES DA JUNTA DE FREGUESIA DE FÂNZERES
POR INICIATIVA OU PROPOSTA DA CDU

(Outubro 2005 a Junho 2006)
Reorganização do sistema de limpeza das ruas, de forma a haver uma limpeza regular de toda a freguesia.
Criação de um horário de atendimento ao público, sujeito a confirmação por parte dos interessados em serem ouvidos.
Informação à Assembleia de Freguesia de todas as transferências de verbas aprovadas pelo Executivo, de forma a garantir a transparência e clareza das opções tomadas.
Intervenção junto da Câmara e da Assembleia Municipal face à situação injusta e incorrecta que se vive com o saneamento e os preços praticados pelas Águas de Gondomar S.A, no sentido de mostrar descontentamento e exigir um preço justo.
Formação aos funcionários da Junta de Freguesia que trabalham com máquinas.
Maior dotação de verbas no Orçamento para 2006, destinado a investir em áreas verdes e Parques Infantis.
Comemoração do dia da árvore nas escolas, com a plantação de árvores.
Realização de uma formação em Primeiros Socorros/Suporte Básico de Vida para os funcionários da junta.
Proposta de realização de uma Acção de Formação sobre Prevenção de Incêndios, aberta a toda a população, e que se deveria realizar em Maio (foi aprovada por unanimidade, mas aguarda disponibilidade por parte dos Bombeiros).
Intervenção junto da Câmara Municipal exigindo a limpeza dos matos da freguesia.
Realização de uma homenagem à Mulher, no dia Internacional da Mulher, com a publicação de um poema num jornal nacional, dedicada à mesma.
Reedição do Jornal de Fânzeres, aprovada por unanimidade, e no qual se está a trabalhar. Foi ainda afirmado o cariz do jornal como sendo da população e para a população, inviabilizando qualquer cariz partidário que pudesse ter tido outrora.
Apoio à comemoração do 25 de Abril através de actividades realizadas pelas colectividades para toda a população.
Proposta de publicidade à Monografia de Fânzeres, através de posters e panfletos a distribuir pela freguesia (escolas e associações), de forma a alienar as cerca de 700 monografias que restam.
Intervenção junto da Câmara Municipal para a limpeza ou substituição do Ecoponto do Seixo, pelo estado de degradação em que se encontra.
Regulamento de atribuição de subsídios às colectividades, a existência de 3 escalões únicos para atribuição dos mesmos, que nivelados pelas actividades desenvolvidas pelas associações e pelo seu plano de actividades.

Julho de 2006